Era uma vez um pastor e as suas ovelhas à beira da estrada.
Então veio passando um carro, último modelo, reluzente e um rapaz, usando terno bem cortado, sapatos caros, relógio caro, e o mesmo diz para o pastor.
Se eu adivinhar quantas ovelhas você tem, dá-me uma?
O pastor disse, sim!
O rapaz abriu a porta do carro, desceu com um drone, plugou o smartphone, abriu um laptop, e começou a escanear as imagens, rodar o aplicativo com inteligência artificial, baixou uma planilha, abriu uma tela extra e disse:
O senhor tem 1.343 ovelhas no pasto.
O pastor respondeu, sim, o senhor acertou, pode levar a sua ovelha.
O rapaz foi lá e pegou a ovelha.
Então, o pastor disse, se eu acertar qual a sua profissão, você devolve-me a minha ovelha?
O rapaz disse que sim.
E o pastor perguntou, você é consultor?
Como adivinhou? disse o rapaz..
Foi fácil, declarou o pastor.
Primeiro porque o senhor veio aqui sem ser chamado, segundo porque me cobrou uma ovelha para dizer o que eu já sabia e terceiro, porque não entende nada do meu negócio, pois acabou de pegar o meu cachorro, o Peludão.
Há uma frase atribuída a Albert Einstein que diz:
“Quanto maior o conhecimento, menor o ego. Quanto maior o ego, menor o conhecimento”.
Mas a moral da história continua sendo a mesma, o avanço tecnológico a ciência de dados, pode nos dizer “o quê”.
A ciência de dados é importante porque gera hipóteses a serem testadas que ajudam a explicar ou alterar os padrões do comportamento observado, mas é a ciência comportamental que vai dizer “o porquê” as coisas que acontecem e o que significam, descrever os padrões, os comportamentais e os seus relacionamentos, algo que nós humanos não devemos terceirizar às máquinas, mesmo que elas aprendam.