13 de janeiro de 2010

Parque Natural da Arriba Fóssil - Rota Alto da Gralha





PATRIMÓNIO NATURAL

Na Rota Alto da Gralha existem algumas manchas florestais bastante relevantes como, o Pinhal dos Medos, Pinhal da Aroeira, Pinhel do Rei e Pinhal do Inglês, alguns incluídos nas Matas Nacionais e constituídos por comunidades semi-naturais de Pinheiro-bravo, com sub-bosque abundante em algumas zonas e, por uma extensa mancha de Pinheiro-manso, considerada a maior da Península Ibérica.

As áreas de matos ocupam substrato arenoso, exercendo um papel importante na estabilidade das terras junto á arriba.

Na Rota Alto da Gralha, encontram-se referênciadas 85 espécies de aves, pertencentes a 9 famílias, registando-se a presença acidental de espécies como, Corvo-marinho, a Garça-pequena e a Cegonha. Seis espécies referênciadas apresentam estatuto de ameaça, salientando-se rapinas como a Águia de Bonelli, o Peneireiro das torres e o Bufo real.

Nos termos de uma directiva comunitária, algumas das espécies de aves implicam a classificação do território como zona de protecçaõ especial. Do ponto de vista cinegético menciona-se a existência da Perdiz-vermelha, da Codorniz, da Rola, do Pombo-torcaz e da Tordoveia.

Encontram-se também recenseados 13 espécies de mamíferos, geralmente de pequeno porte, tendo o Morcego de Peluche estatuto de vulnerável. Em termos cinegéticos regista-se o Coelho e a Raposa.

A área da Paisagem Protegida da arriba Fóssil da Costa de Caparica, ocupa parte do território da Rota Alto da Gralha, tendo sido criada pelo decreto-lei nº 168/84, de 22 de Maio, com a finalidade de preservar as características geomorfológicas e paleontológicas, bem como as comunidades naturais existentes na zona.

Esta arriba estende-se ao longo do litoral da Península de Setúbal, desde as imediações da Costa de Caparica, até perto da margem norte da Lagoa de Albufeira. No seu interior e em áreas contíguas à arriba situam-se os pinhais da Aroeira e dos Medos, que fazem parte da freguesia da Charneca de Caparica, estando este último incluído nas Matas Nacionais e sendo considerado como Reserva Botânica. A espécie predominante é o Pinheiro-manso, com alguma mistura de Pinheiro-bravo, dispondo de um estatuto arbustico rico e de grande valor florístico.

Fotografias Zito Colaço