23 de setembro de 2009

Via Algarviana, Algarve, Portugal.

A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado como Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no Cabo de S.Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e de Monchique. Desenvolve-se, sobretudo, em zonas florestais e atravessa várias aldeias, onde persistem muitas tradições do mundo rural.
A defenição do itenerário teve por base vários critérios que ajudam a explicar o porquê da actual configuração. Houve nessecidade, por um lado, de selecionar caminhos públicos ou de uso público, o menos pavimentados possível, de forma a evitar vedações e outros obstáculos artificias. Por outro lado, o trilho deveria passar junto de apoios para alojamento e restauração, normalmente em aldeias, de forma a tornar este itnerário praticável. Por fim, houve necessidade de selecionar os caminhos paisagisticamente mais apelativos, com pontos de interesse ao longo da viagem, tanto a nível ambiental como cultural. Tudo isto levou a mudanças no traçado inicial, passando de 240km para os 300km que tem actualmente o percurso.
Os 14 sectores que compõem a Via Algarviana não pretendem ser "estanques". Existe a possibilidade de, nalguns casos, juntar dois ou de dividir um sector em dois. Tudo isto depende da vontade do caminhante, sua preparação física e, claro, da existência ou não de alojamentos. Esse ajuste pode influenciar, no final, a duração global da viagem.
É muito provável que, a médio prazo, o aparecimento de novos alojamentos venha agilizar a redefenição dos actuais sectores. Esse é, contudo, um trabalho que levará o seu tempo, mas que faz parte da evolução natural desse projecto.
www.viaalgarviana.org