28 de novembro de 2009

Parque Natural da Arriba Fóssil - Rota da Adiça





DAS GRALHAS ÀS VÍBORAS-CORNUDAS

A proibição de caça, a existência de diferentes biótopos, aliada à ligação desta área à Lagoa de Albufeira, e mesmo a costa do Espichel e ao Parque Natural da Arrábida, através de importantes corredores ecológicos, contribuem para a existência de uma fauna ainda diversificada.
Coelhos(oryctolagus cuniculus), raposas(vulpes vulpes), ouriços-cacheiros(erinaceus concolor), genetas (genetta genetta), representam os mamíferos. Da classe das aves fazem parte a gralha-preta(corvus corone), a poupa(upupa epops), o pica-pau-verde(picus viridis) e o pica-pau-malhado-grande(dendrocopus major), a perdiz-comum(alectoris rufa) e ainda algumas espécies de aves de rapina adaptadas a ambientes florestais, como a Àguia-de-asa-redonda(buteo buteo), e o açor(accipiter gentilis).
Se os anfíbios estarão mais associados à Lagoa de Albufeira, onde se reproduzem, já os répteis se destribuem por toda a área, melhor adaptadas as condições de aridez. É o caso da Lagartixa-das-areias(acanthodactylus erythrurus), do Sardão(lacerta lepida), da Sardanisca-argelina(psammodromus algirus), cobra-de-ferradura(coluber hippocrepis), da cobra-rateira(malpolon monspessulanus) e da víbora-cornuda(vipera latastí).

Fotografias Zito Colaço